sábado, 5 de fevereiro de 2011

Como construir com tijolos ecológicos?

A construção usando o tijolo ecológico é, com certeza, a maneira mais barata e rápida.
IMPORTANTE: Toda especificação técnica aqui mencionada está baseada em nossa experiência. As especificações de materiais, bem como as quantidades a serem usadas em outras construções serão de responsabilidade do engenheiro responsável pela obra.
Alicerce/ Fundação
A construção com tijolos ecológicos independe do tipo de alicerce.
Alicerce/ fundação.

Nivelamento e primeira fiada
A 1ª. fiada é colocada com intervalos de 0,1 a 0,2 cm do alicerce. Após isso, é assentada com massa e nivelada.
Nivelamento e primeira fiada

Assentamento e pré-rejunte
As medidas dos tijolos ecológicos passam por rigoroso controle de qualidade e, como tal, não necessitam massa ou cola – são somente encaixados. Temos experimentado, com sucesso em nossas obras, fazer no assentamento um pré-rejunte.
Preparamos uma massa, mistura de uma pequena quantidade de cimento e terra e um filete de aproximadamente 3 a 5 mm, desta massa é colocado entre fiadas.

Aplicação do pré-rejunte

Colocação do tijolo

Tijolo colocado após o pré-rejunte

Limpeza do pré-rejunte

Sugestão para a mistura:
3 litros de terra
150 ml de cimento
150 ml de bianco

Sugestão para o aplicador:
Uma garrafa tipo PET
Furar a tampa da garrafa e adaptar uma tampa de caneta.
NOTA: Existem rejuntes prontos no mercado que podem ser usados. O custo é semelhante, O ganho na aplicação de um rejunte pronto está no tempo de preparação.


Grauntes
Sugere-se que os cantos, paredes de topo, furos lindeiros com portas e janelas sejam preenchidos com concreto, a cada 10 fiadas. Verificar o prumo.
Obs.: molhar os grautes antes de iniciar o processo de concretagem.
Grauntes

Colunas
Sugere-se que os ferros sejam colocados em todos os furos. Os furos deverão ser preenchidos com concreto a cada 10 fiadas.
Colunas

Vergas sobre portas e janelas
As vergas sobre as portas e janelas, utilizando-se o tijolo tipo canaleta, devem ser concretadas colocando-se uma barra de ferro 5/16” ou 3/8”. Os tijolos retos, são assentados na continuação da parede, em cima das vergas.
Vergas sobre portas e janelas
Nota: Em nossas obras as vergas passam, no mínimo, 30 cm em cada lado do vão. O dimensionamento das vergas e a quantidade de fiadas da mesma,em função do peso que vão suportar decorrente das fiadas superiores, é responsabilidade do engenheiro responsável pela obra.

Cintamento da construção
O cintamento é feito utilizando-se o tijolo tipo canaleta e uma barra de ferro 5/16” ou 3/8”, cheia com concreto. Na junção com os cantos é feita uma armação com ferro.
Nota: Em nossas obras o número de cintas que devem ser colocados para suportar o telhado ou laje. Esse dimensionamento, em função do peso que vão suportar , é responsabilidade do engenheiro responsável pela obra.

Entradas elétricas e hidráulicas
As entradas elétricas e hidráulicas devem ser feitas quando da primeira fiada.
Entradas elétricas e hidráulicas.

Colocação de lajes
Para um perfeito acabamento, dividir o tijolo no meio, colando-o a parede, ele funcionará como guia para os trilhos da laje. Caso haja necessidade de passagem de rede elétrica ou hidráulica, passar o cano ou o conduíte pela laje.
Colocação de lajes.

Rejunte
O rejunte é feito utilizando-se cimento, areia fina e a terra usada na fabricação do tijolo. A aplicação é feita com uma garrafa tipo “pet” com bico (usar um pedaço de mangueira de nível).IMPORTANTE: Limpar, imediatamente, para evitar manchas na parede.
Proporção da mistura: 3 litros de de terra, 150g de cimento e 100 ml de bianco.
.
NOTA: Existem rejuntes prontos no mercado que podem ser usados. O custo é semelhante, O ganho na aplicação de um rejunte pronto está no tempo de preparação.


Perguntas mais frequentes
A construção com tijolos ecológicos requer fundação especial?
Não. A fundação, bem como as demais fases, não precisam ser modificadas. O que acontece, em decorrência do menor peso das paredes, é ter seu custo reduzido.
Estamos construindo um prédio com 15 andares. Como usar o tijolo ecológico?
É usado da mesma forma que os outros elementos de vedação. Considerando sua densidade, o peso da parede será menor, ressaltando-se o seu menor custo, a rapidez e sua versatilidade da aplicação de qualquer revestimento, se necessário.
Aplicando-se resina acrílica ou silicone, as paredes ficam impermeabilizadas?
Após ter sido feito o rejunte das paredes (com terra e cimento), a parede fica impermeabilizada. Ressaltamos que a estanqüeidade foi testada e aprovada em laudo feito pela Falcão Bauer.
É necessária mão-de-obra especializada para a construção?
Não. É uma novidade para muitos profissionais, mas a construção fica muito mais simples. Nivelada a primeira fiada (que é feita com massa), é só subir as paredes, utilizando um fio de prumo.
Posso rebocar a parede?
Não há problema algum. Aliás, a parede, sem qualquer tipo de preparação, aceita argamassa para fixar os azulejos, grafiato, texturizado, reboco, pintura, etc. Dada a perfeição do prumo, menos material será utilizado.
O que fazer se uma das paredes receber um impacto e o tijolo trincar?
A resistência ao impacto é muito grande; porém, a substituição é simples. Usando-se uma makita, recorta-se o tijolo rachado e cola-se o espelho como se fosse um azulejo.
Como garantir que as paredes subirão “a prumo?"
É muito importante que a primeira fiada seja assentada (a única com massa) e nivelada. Feito isso, considerando a exatidão das medidas do nosso tijolo, é só prosseguir a montagem.
Como é feita a amarração? Os ferros devem ser colocados com que distância?
É colocado um ferro em cada graute nos cantos das paredes e nos furos lindeiros com as portas e janelas. Em nossas obras colocamos, em paredes com 3 metros ou mais, um graute a cada 1,5 metros. Evidentemente, tudo deve ser definido pelo engenheiro responsável pela obra. Colocamos nosso engenheiro para dar suporte aos responsáveis pelas obras.
Quando é usada a canaleta e como fazer para o cimento não vazar?
Deve ser colocado um plástico forrando o fundo da canaleta.
Qual o acabamento que pode ser feito na parede?
Antes do acabamento ser aplicado deve ser feito um rejunte nas paredes, principalmente na parte externa, Opcionalmente, também pode ser feito nas paredes internas.
Esse reajuste é feito com uma mistura de terra, cimento e bianco.
Rejuntadas as paredes e, estando elas secas, qualquer tipo de acabamento pode ser aplicado (resina acrílica, silicone, pintura, texturização, grafiato, gesso - somente em paredes internas, etc.).
Temos usado em nossas obras a resina acrílica ou silicone, o que garante a beleza do tijolo à vista.
Eu não gosto de paredes com tijolo aparente. Posso revesti-lo?
Pode. Vamos além. Como opção pode ser usado tijolo para revestimento.
Existe alguma forma de reduzir esse custo ainda mais?
Pode ser usado o tijolo para revestimento.
Que tipo de cola ou outro material devo usar para assentar seu tijolo?
Nosso tijolo tem um encaixe perfeito e não necessita qualquer material na montagem. Somente usamos concreto nos grautes, vergas, contra-vergas e cintas.

                                                                 Fonte: http://www.tijol-eco.com.br/dicas.html

Um comentário:

  1. POR NÃO HAVER A QUEIMA DO TIJOLO , QUAL A GARANTIA DE DURABILIDADE DELE?
    E SE MOLHAR, ELE NÃO DESMANCHA?

    ResponderExcluir