quinta-feira, 25 de agosto de 2011

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO!


RJ decreta uso de tijolos ecológicos

Rio de Janeiro
 - O Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro publicou (11, julho, 2011), a sanção do governador Sergio Cabral ao decreto da Assembléia Legislativa, criando o Programa de Uso do Tijolo Ecológico e oficializando a adoção do mesmo na elaboração de projetos habitacionais, em todo o território do estado.

A lei, de número 6006, sancionada em 08 de julho (2011), considera o tijolo tipo ecológico aquele que possui em seu processo de fabricação a mistura de pó-de-pedra, cimento e cal, e que, prensado a 12 mil quilos, necessita apenas de água para endurecer, dispensando a utilização de forno para aquecimento.
 

Dentre outras características, o tijolo do tipo ecológico é auto-encaixável, com dois furos no meio, o que suprime a necessidade de quebrar a parede para fazer instalação elétrica e hidráulica.
 

A lei ainda será regulamentada. Já é certo que o Poder Executivo desenvolverá campanha de incentivo ao uso de tijolos ecológicos e reaproveitamento de entulhos, oriundos de demolições e construções, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro. 

Construção - Tijolo Ecológico

Fotos de Construções

Econômicaestruturalecológica e aconchegante são os principais atributos de quem constrói casas com tijolo ecológico. Essas qualidades despertam a atenção de construtores:

Economia:

Além de limpas, obras com tijolo ecológico reduzem o custo de cimento para reboco e assentamento, tinta, ferragens, areia e madeira para formas de colunas e vigas. Mas a grande economia é a redução do custo de mão de obra, o sistema de encaixe dos tijolos agiliza o trabalho e as paredes são levantadas em média 3 vezes mais rápidas que tijolos assentados com massa.


Veja os depoimentos na reportagem da Rede Globo.




Estrutura:

Tijolo ecológico em ensaios de laboratórios atingem em média 2 vezes mais resistência em testes de compressão em relação ao tijolo convencional, são termo-acústicos, reduzem ruídos externos, permitem a convecção natural do ar quente pelos furos que proporcionam uma temperatura agradável no interior da casa, redes elétricas e hidráulicas são implantadas facilmente no sistema modular de furos.

Ecologia:

A procura por materiais sustentáveis na construção é fruto de um excelente trabalho de ambientalistas em despertar aconsciência ecológica em construtores e arquitetos. Esse trabalho bem fundamentado motiva pessoas conscientes a construir com tijolo ecológico entre outros materiais quereduzem a agressão ao meio ambiente. Diversos projetos sociais e acadêmicos com essa iniciativa já foram premiados e a Vimaq Prensas acredita e apóia essas ações.

Aconchego:

É fácil perceber o fantástico padrão de beleza das casas de tijolo ecológico a vista, basta dar uma volta em uma cidade ou uma folheada em revistas de construções que podemos encontrar casas lindas e aconchegantes criadas por excelentes arquitetos.

Fonte: http://www.vimaqprensas.com.br/construcao-tijolo-ecologico

LEI Nº 6006, DE 08 DE JULHO DE 2011.
DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE USO DO TIJOLO ECOLÓGICO NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

      O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º O Poder Executivo desenvolverá campanha de incentivo ao uso de tijolos ecológicos e reaproveitamento de entulhos, oriundos de demolições e construções, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.
Parágrafo único. Considera-se "tijolo ecológico" o que possui, em seu processo de fabricação, a mistura de pó-de-pedra, cimento e cal, e que, prensado a 12 (doze) mil quilos, necessita apenas de água para endurecer, dispensando a utilização de forno para aquecimento. Dentre outras características, é auto-encaixável, com dois furos no meio, o que suprime a necessidade de quebrar a parede para fazer instalação elétrica e hidráulica.
Art. 2º V E T A D O .
Art. 3º O Poder Executivo regulamentará a presente lei.

Rio de Janeiro, 08 de julho de 2011. SÉRGIO CABRAL -Governador

Fonte: http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário